quinta-feira, 7 de julho de 2011

MERCADÃO
MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO






Por iniciativa do então prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22 mil m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis. Trata-se do Mercado Municipal de São Paulo.
Nessa época, o local não tinha perspectivas de sucesso devido à falta de meios de transporte na região. Nessa época surgiram os bondes "cara-de-pau", exclusivos dos comerciantes e suas mercadorias, e o "Trenzinho da Cantareira", uma composição que fazia o abastecimento do mercado diretamente no seu interior.
Atualmente o estabelecimento é uma referência nacional por sua diversidade de aromas, cores e sabores como os de frutas, verduras, legumes, vinhos, queijos, chocolates, carnes, peixes, frutos do mar, aves, embutidos, temperos, condimentos e outras opções encontradas nos empórios, proporcionando ao cliente, além de toda essa variedade, a oportunidade de provar os produtos e desfrutar do ambiente carregado de história que o prédio oferece já que antes de ser um mercado, o complexo serviu, entre 1927 e 1933, como quartel para a Revolução de 32. Além disso, a arquitetura do prédio, concebida pelo conceituado escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, é estudada por universitários e pesquisadores.




Uma arquitetura imponente e marcante produzida por Ramos de Azevedo






Há locais para alimentação no térreo e no mezanino



Mezanino com seus restaurantes
























Vá, visite, deguste, aprecie o lugar é de 


dar água na boca!

4 comentários:

  1. Que linda documentação do Mercado, Du! as fotos sairam belíssimas! vou falar especialmente do seu blog no meu. Suas fotos merecem!
    Um dia lindo!
    Te amo! bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos!
    Obrigada pela visita ao meu blog!
    Nossa, acabei de conhecer o Mercado Municipal de SP, obrigada por belas imagens e descrição.
    Sempre vamos a São Paulo de uma a duas vezes ao ano, acredita que nunca fomos ao Mercado. Pois depois deste post, iremos.
    Tudo de bom!
    E parabéns pela esposa tão especial que tens!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que maravilha- adorei o passeio!!


    Infelizmente tenho que ir, mas, eu volto!

    Se puder, venha conhecer o Alma- meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha!!

    Hoje com mais calma- lembro que estive em São Paulo, e tirei fotos do mercadão, ainda não visitei seu interior, uma vontade que procuro matar.. kkk

    Minha namorada mora em São Paulo- eu sou do Rio de Janeiro.

    Enfim... mais uma vez gosto muito!

    Um ótimo fds!

    Espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir