segunda-feira, 8 de agosto de 2011




PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO



Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo eDomiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo um ativa produção bibliográfica. A Pinacoteca também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, instalado no antigo edifício doDOPS, no Bom Retiro, onde mantém exposições de longa e curta duração e o centro de documentação da instituição.
A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIXXX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, e a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do Modernismo brasileiro. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas européias, além do gabinete de obras sobre papel.



Em 1895, o engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo assumiu a direção do Liceu, empreendendo uma reforma ampla que objetivava a futura criação de uma Escola de Belas Artes na capital paulista. Dessa forma, coube à instituição preencher também essa lacuna e, extrapolando a função de habilitar artesãos, atuou no âmbito do ensino artístico, formando nomes como Hugo AdamiMário Zanini e Odetto Guersoni.
Em 1897, o governo do estado cedeu ao Liceu um terreno no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Tiradentes, dentro da área do Jardim da Luz, visando a construção de uma sede para a instituição. O projeto ficou a cargo do escritório de Ramos de Azevedo, com a colaboração de Domiziano Rossi. Em estilo monumental e neoclássico, foi parcialmente concluído e inaugurado em 1900, quando começaram a funcionar alguns cursos de instrução artística, além do Ginásio do Estado, que dividiria o espaço com o Liceu até 1924.



Após a criação do Liceu de Artes e Ofícios em 1873, os mantenedores da instituição negociam com o governo provincial a doação de um terreno para a escola, ao lado do Jardim Público da Luz – o que ocorre em 1896 -, além da concessão de recursos para a edificação da sede, cujas obras se iniciam em 1897.

O prédio, projetado por Ramos de Azevedo e Domiciano Rossi, seu principal colaborador, tem estilo monumental em forte consonância com os princípios do ecletismo italiano, formado por três pavimentos, com dois pátios internos de modo a garantir ventilação e iluminação. No centro, primeiro piso, localiza-se o saguão central, com altíssimo pé-direito e janelas voltadas para o interior, que prevê uma cúpula, nunca concluída. Na construção foram empregados materiais importados como pinho-de-riga e cerâmica francesa. No projeto, os engenheiros idealizaram a integração entre o edifício e o Jardim da Luz, pelo recurso às varandas laterais e às janelas que dão para o parque. O prédio foi parcialmente inaugurado em 1900, quando começaram a funcionar alguns cursos de instrução primária e artística. O edifício, no entanto, nunca foi concluído, como atestam os tijolos expostos na fachada e nos pátios internos e na ausência da já referida cúpula, que constava do projeto original.



As origens da Pinacoteca do Estado remetem à criação do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, instituição privada fundada em 1873 por iniciativa de Leôncio de Carvalho, agregando 131 sócios beneméritos, e inicialmente denominada Sociedade Propagadora da Instrução Popular. Inspirada no positivismo e com o apoio da maçonaria, a instituição passou a ministrar cursos profissionalizantes gratuitos voltados para as artes aplicadas, a lavoura e a indústria, de maneira semelhante ao contemporâneo movimento Arts and Crafts da Inglaterra. Somente na sua primeira década de atividades, o Liceu formaria mais de oitocentos alunos, atestando a forte demanda gerada pelo período de grande expansão econômica e populacional que a cidade atravessava.




A arquitetura impressiona, lá respiramos a arte, enfim é um lugar especial  em São Paulo




 Não é possível conhecer o acervo em uma única visita, é necessário visitá-la várias vezes para poder ver tudo que é permanente.

Vamos ver algumas obras do Mestre 
" Almeida Júnior"




Há outras obras de inúmeros artistas que retratam a história de São Paulo



Há também modernos de todas a vertentes o quadro abaixo é de Maurício Nogueira Lima, que foi meu professor de comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos - FAUS - na década de 80.


O local é mágico, cheio de surpresas...


Esculturas em mármore...


Instalações de arte moderna...






Com olhar atento aos detalhes...







Em cada canto, espaço, uma surpresa...



O espaço externo da lanchonete é especial...



Com vista para o Jardim da Luz podemos descansar e apreciar a beleza...



Quem não conhece, uma dica, vá aos sábados, pois a entrada e estacionamentos são grátis, isso mesmo, você não paga nada é de graça. Leve sua câmera, mas é proibido o uso do flash, pois afeta as obras. Acompanhe a programação pela internet, pois sempre são apresentadas mostras de artistas, acervo de museus do exterior. Eu tive o privilégio de ver uma exposição do acervo de Versailhes de Paris e foi tudo grátis, um verdadeiro presente, não deixe de visitar leve seus filhos, amigos, a família acredite vai ser inesquecível.

Um comentário:

  1. Nossa, realmente, um grande presente de luxo para nós a Pinacoteca! maravilhosa! um passeio gostoso e inesquecível e sempre podemos ver de perto obras que emocionam de grandes nomes da Arte. Vale muito à pena!

    Beijos, amor!
    Liz

    ResponderExcluir